Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre.

Com certeza, esse é um texto sempre oportuno para refletir. Questione a sua consciência sobre como você está para a vida, considerando o texto “milho de pipoca”. Aproveite-o e reflita: “seria você o milho que passou pela prova do fogo e se tornou uma linda flor branca e macia? Ou será que está vivendo como o milho piruá que não serve para nada?”

milho-ou-pipoca

Milho de pipoca que não passa pelo fogo, continua a ser milho para sempre. Assim acontece conosco. As grandes transformações ocorrem quando passamos pelo fogo.

Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito. Mas, de repente vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, um pai, um emprego ou empobrecer. Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento cujas causas ignoramos.

Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo o sofrimento diminui. Mas as possibilidades da grande transformação também.

Imagino que a pobre pipoca, dentro da panela cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma ela não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina daquilo que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como outra coisa completamente diferente, algo que ela mesmo nunca havia sonhado.

Bem, ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode haver coisa mais maravilhosa que o jeito delas serem. A presunção e o medo são a casca dura do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar em flor branca, macia nutritiva. Não vão dar alegria a ninguém.

Rubem Alves.

4 Comentários (+adicionar seu?)

  1. mariel
    jul 18, 2016 @ 12:08:12

    Que perigo, isso de ser algo para sempre

    Curtido por 1 pessoa

  2. Labouré Lima
    jul 18, 2016 @ 13:27:02

    É por isso que, apesar da dor, bendigo o fogo… Boa semana Mariel🍀🙋💋

    Curtir

  3. mariel
    jul 19, 2016 @ 14:43:32

    Super boa pra todos nós, querida

    Curtido por 1 pessoa

  4. Labouré Lima
    jul 20, 2016 @ 00:03:52

    Obrigada Mariel💋

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

The twitteramigos Daily

Paperli.PaperWidget.Show({
pid: 'laboure_lima/twitteramigos',
width: 200,
background: '#FB0000'
})