Nice parece distante, mas só parece. Do lado de cá do Oceano, a solidariedade nos une e aproxima. #prayersforNice

Com o impacto dos primeiros vídeos que chegaram pelo Twitter, me senti desolada e profundamente triste, após tomar conhecimento da tragédia que se abateu sobre Nice, na noite dessa quinta-feira, 14 de julho de 2016, durante as comemorações da França, pelo ‘Dia da Bastilha’.

Enquanto zapeava o Facebook em busca de informações que esclarecessem o desatinado ato de terror, que vi pelo Twitter em tempo real, encontrei um texto poético e muito bonito, escrito por meu querido amigo frei Neylor, frade franciscano, residente no Convento de Santo Antônio, no Largo da Carioca, Rio de Janeiro. Confesso que assim que avistei o texto, me entreguei a leitura. Estava tão fragilizada emocionalmente, naquele momento, que absorvi o texto como se estivesse sendo envolvida por um abraço forte, longo e demorado, de um bom amigo. A sua mensagem trouxe  alento e uma certa paz. Então, retribui o abraço imaginário e fiquei ‘abraçada’ ao texto do meu amigo pelo resto da noite. Como quem acha um oásis na aridez desse mundo insano, com a breve leitura experimentei a sensação de refrescar a alma, ‘incendiada’ pelo medo crescente com a proximidade das Olimpíadas do Rio de Janeiro. A incerteza desse tempo, deu origem a uma interrogação absurda.

~~~~~~~~~~~~~

De Frei Neylor José Tonin. OFM.

AMIGOS & AMIGAS:Saí a passeio pela natureza. Vi rosas de pétalas abertas e muitas flores oferecendo aos pássaros o pólen de suas entranhas, e todas me saudando com um alegre BOM DIA. Vi frutas, muitas frutas, de muitas cores, figos, laranjas, carambolas, convidativas e saborosas, na ponta dos galhos das árvores, também me dizendo BOM DIA. Vi passarinhos voando, cabriolando, cantando, ariscos e festivos, me dizendo BOM DIA. Vi um regato de águas puras, envolvendo peixinhos irriquietos, se divertindo e namorando, à cata de alimento, e me saudando com um BOM DIA. Vi muitas árvores, altivas e altaneiras, outras baixinhas com cara de arbusto, cobertas de folhas e de braços abertos para o infinito do céu, e todas dizendo BOM DIA mundo. Lá encima, o sol de inverno, não muito quente mas brilhante, cobrindo ruas e vales, se derrmando suavemente sobre as flores e as árvores, e deixando escapar um caloroso BOM DIA.

E vi uma pessoa, de cara fechada, passando por mim e indo em direção da igreja. Saudei-a alegremente com um BOM DIA. Virou a cara e fechou-a ainda mais. Não respondeu a minha saudação. Pensei comigo: Será que conseguirá rezar? Como será sua oração? Será que ela vai se encontrar com o Deus que está nas flores, nos passarinhos, nas águas e no sol, e está em mim? O que Deus vai lhe inspirar? Ela está mais perto do céu ou do inferno?
~~~~~~~~~~~~~~

Caríssimo frei Neylor

Aprendi a valorizar primeiro as primeiras coisas, aquelas que nos fazem bem de verdade. Dessa forma toda beleza e poesia das suas palavras, tocaram meu coração. Acredite.

Depois de saber da tragédia ocorrida no Sul da França, me senti imensamente triste e abalada pela crueldade com que foi realizado o ataque. Nice parece distante, mas só parece. Do lado de cá do Oceano, a solidariedade nos une e aproxima. O povo de Deus é único, não vê fronteiras.

Lembrando aquela ‘pobre alma’ que não respondeu ao seu bom dia, penso que ela precisa das nossas orações. Todas as pessoas têm seus problemas e nós não sabemos nada sobre o sofrimento alheio.

E para encerrar deixo essa pérola de sabedoria que ouvi de uma amiga muito querida: “Com  o olhar sempre em frente, é possível enxergar até o que incomoda. Procure olhar mais para o alto, nessa direção é possível alcançar as Bênçãos de Deus.”

Paz e bem a todos🙏

Deixe uma resposta

The twitteramigos Daily

Paperli.PaperWidget.Show({
pid: 'laboure_lima/twitteramigos',
width: 200,
background: '#FB0000'
})

