“Cultura não ocupa lugar”. Já dizia meu velho pai. — Um pouco da crença e da história da Ponta D’Areia, bairro emblemático de Niterói – RJ.

morro da pennha2

morro da penha3

morro da penha4

Salve Nossa Senhora da Penha!

sino Morro da Penha

A alvorada de fogos para saudar a festa de Nossa Senhora da Penha, começou às seis da manhã e despertou os moradores do bairro Ponta D’Areia em Niterói, RJ.

A Ponta da Areia era lugar emblemático no Século XIX. Por exemplo, ai estava a Chácara da Missão Francesa, onde moraram por uns tempos o Momet, e o futuro Napoleão III.

A Ponta da Areia. além de emblemática pelos jovens importantes que a Legação de França mandava curtir a Chácara, era também lugar tecnológico, com a indústria naval. Quanto ao turismo, era um lugar de trânsito para a Vila de Arariboia, que por algumas décadas abrigou familias indígenas. O fundador de Niterói quando ia à uma solenidade colocava a roupa que o Rei mandou de presente para ele, naturalmente depois de usá-la: esse lance é que fazia a diferença.

t_MauaAereo_gd

E foi também o único lugar fora da Bahia e do Grão Pará que continuou Português após o Sete de Setembro, já que as tropas do General Avilez tomaram o sitio, mas os bons ofícios dos amigos da Leopoldina o fizeram desistir: afinal, o pai dela mandava no mundo.

DSC06189

Com as agradecimentos ao professor Luiz Rocha-Neto por nos enriquecer com a colaboração dos dados históricos, acrescentados ao post para gáudio dos leitores.

******

Ponta d’Areia é um bairro muito tranquilo de Niterói[1] , composto na maioria de casas residenciais e forte perfil operário. O bairro tem boa proximidade do centro de Niterói, porém sem tumulto e trânsito. Bairro de forte presença da imigração portuguesa na cidade, abriga um pequeno trecho turístico chamado Portugal Pequeno, que, contudo, concorre com o perfil industrial e operário, à medida que é onde se situa vários dos estaleiros navais da cidade. Além disso, abriga o tradicional mercado público de pescado, o Mercado São Pedro.

Possui uma comunidade muito antiga, denominada Morro da Penha, devido a presença da Igreja Nossa Senhora da Penha.

Com cerca de 5 mil habitantes vivendo em total harmonia, sem assaltos, tráfico ou qualquer desordem, nesta comunidade são formados cidadãos.

Anúncios

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. vileite
    out 29, 2015 @ 11:40:48

    Ótimo post !

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

The twitteramigos Daily

Paperli.PaperWidget.Show({
pid: 'laboure_lima/twitteramigos',
width: 200,
background: '#FB0000'
})

%d blogueiros gostam disto: