Que país é esse que não sabe preservar a própria história? — SOS ALDEIA IMBUHY — A Bandeira do Brasil nasceu nessa aldeia. A História não pode ser negligenciada.

  • 11234919_1037009756333458_2978333484943577625_o

#SOSALDEIAIMBUHY

Que país é esse que não sabe preservar a própria história? A Justiça acatou o pedido do Exército para a reintegração de posse da Aldeia Imbuhy. Nesse dia 23 de Junho de 2015, as casas (e as histórias) das famílias que vivem nessa aldeia, começaram a ser demolidas em uma ação de retomada da área. Os moradores da aldeia centenária histórica, onde, ainda hoje, vivem os descendentes da mulher que bordou a primeira ‘Bandeira do Brasil’, estão inconsoláveis pela quebra do vínculo com a terra que  viu nascer  várias gerações dessa família.

************************************************

“A primeira bandeira da República foi bordada por Flora Simas de Carvalho, apelidada de dona Iaiá, uma pernambucana de Recife, que vivia desde 1886 na Aldeia Imbui, fundada na primeira metade do século XIX, em uma ponta na cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro, uma localidade à época totalmente deserta e sem vias de acesso. Posteriormente, o Exército brasileiro construiu no local uma fortaleza. A bandeira sendo bordada no seio da família de dona Iaiá, seria retratada no quadro A Pátria, de 1919, de autoria do pintor Pedro Bruno, sua obra mais conhecida, que hoje se encontra em exposição no Museu da República, no Rio de Janeiro. Essa bandeira subiu ao mastro pela primeira vez no próprio dia 19 de novembro de 1889, em frente ao antigo prédio do ministério da Guerra, onde atualmente se localiza o Palácio Duque de Caxias, sede do Comando Militar do Leste, no Rio. O pavilhão original está preservado no acervo do Museu Imperial, de Petrópolis”.


A própria ALESP reconhece a importância de Dona Flora Simas, a bordadeira da bandeira republicana!


A História não pode ser negligenciada!


Pintura: A Pátria, Pedro Bruno.

Tela em exposição no Museu da República, Palácio do Catete, Rio de Janeiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

The twitteramigos Daily

Paperli.PaperWidget.Show({
pid: 'laboure_lima/twitteramigos',
width: 200,
background: '#FB0000'
})

%d blogueiros gostam disto: