Bons exemplos merecem visibilidade. Ajude a ajudar! Veja que iniciativa legal.

Imagine um lugar onde você pode doar suas roupas e quem precisa pode escolher o que quer. Existe. Veja que iniciativa legal.

Desde que vi na página do FaceBook de uma amiga brasileira que mora a muitos anos em Ibiza-ES, me encantei e entendi que se havia alguma coisa que eu poderia fazer no primeiro momento, seria compartilhar aqui no blog. Eu acredito nesse tipo de iniciativa e entendo que merece expansão, continuidade e todo apoio possível. Só que os organizadores realmente, em se falando de Brasil, precisam de muita atenção e cautela para fazer da forma correta e evitar que espertos desviem a ideia do objetivo principal. O foco é ajudar a quem mais precisa. E felizmente a quantidade de pessoas bem intencionadas é maior e mais persistente.
Apenas para uma leitura atualizada sobre o comportamento das pessoas em relação ao sentimento de solidariedade, resolvi trazer alguns comentários positivos garimpados nas redes sociais:
“Genial e humanitário, e principalmente civilizado.”

“Meu Deus, eu adoro esse tipo de vídeo. Adoro saber de iniciativas como essa. Meu coração fica mais leve Emoticon heart Outro dia passou aqui sobre o reaproveitamento de comida dos restaurantes do RJ para moradores de rua. Eu acho isso tão demais. Num mundo tão individual, é maravilhoso saber que há tanta gente altruísta por aí.” “…já vi com livros. Nos pontos dos ônibus colocaram pequenas caixas para ser doados e quem necessitar pode levar. Amei esta ideia também. Imagine no inverno.”

“Iniciativas como está deveriam ser replicadas em todos os lugares!”
“É legal fazer alguém feliz com tão pouco.”
“Eu vi um video daqui do Brasil mesmo que fazia algo parecido só que no inverno. Foi lindo! E ainda podemos praticar. É só começar que vai dar certo!”
“Amai ao próximo como a ti mesmo.”

Contudo, temos consciência de que no Brasil os pessimistas de plantão estão por todo lado. Talvez não por culpa deles mas dos oportunistas, que não são poucos. Enfim, um projeto de ação solidária não pode ser vencido ou desestimulado por pessoas com tendência a rebater negativamente qualquer ideia que seja boa. Lamentávelmente isso existe. E resolvi trazer também alguns exemplos de comentários desesperançosos, garimpados nas redes sociais: “Sabe o que aconteceria se alguém promovesse algo assim no Brasil? Apareceriam os espertinhos e levariam tudo, até o que não precisariam. Infelizmente, até pra fazer uma caridade aqui é difícil.” “Onde é esta igreja? Já estou tão descrente de todos, igrejas, centros espíritas e ongs, todos escolhem o que tem de melhor para o bazar, e os farrapos vendem a 1,00 real e a 2,00 reais. Quando doam é imprestável. Mas se esta igreja é verdadeira, Deus a abençoe.”

“Na Alemanha o povo tem a consciência de apanhar somente o que precisa. Eles viveram a guerra. Aqui, não sei não . O primeiro que chegar vai levar tudo.” 
“Seria magnífico! Mas aqui pegariam para vender e comprar drogas ou vender nos brechós. Aqui no bairro já teve essa iniciativa e os menores da comunidade estavam vendendo nos brechós para comprar drogas.”
“Será que ainda existe esperança para o ser humano?”
A triste realidade é ver nas entrelinhas a presunção de que não daria certo no Brasil porque o comportamento do povo não condiz com o tipo de iniciativa.
No Brasil, essa ação solidária já está acontecendo em várias capitais, como Recife e outras…

O vídeo abaixo  é de uma ação no Largo do Batata, São Paulo. Em 2014.

Anúncios

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. nazarethlmperes
    maio 23, 2015 @ 19:27:58

    Organizado como o The Street Store, deve funcionar bem! Bela iniciativa!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

The twitteramigos Daily

Paperli.PaperWidget.Show({
pid: 'laboure_lima/twitteramigos',
width: 200,
background: '#FB0000'
})

%d blogueiros gostam disto: