Tango na Milonga — Parte 2 — Até 1920, a mulher não dançava Tango.

Tango na Milonga — Parte 2

Pesquisa e texto

de Karlheinz Weichert 

Um aspecto especialmente interessante é que inicialmente a dança era exclusivamente masculina. Era vergonhoso mulhertango2 dançar tango. Isso perdurou até cerca de 1920. Provavelmente a mulher entrou no tango por influência da aceitação da musica e da dança na sociedade de Paris.

Originalmente a dança era praticada por dois homens que se alternavam na condução. Infelizmente na época o cinema ainda estava dando os seus primeiros passos. Se foi filmado o foi sem som.

Recentemente experimentalmente essa pratica foi retomada. Vejamos um tango3vídeo em que dois irmãos, os Hermanos Macana (Enrique e Guillermo de Fazio) fazem uma apresentação no estilo da época, e cuja indicação agradecemos a RT. É uma pequena jóia.

Observe-se que eles trocam a condução com frequência. Percebe-se isso quando trocam a posição das mãos. Observa-se também o detalhe de não olharem um para o outro nem de se encostarem. Como essas danças são de apresentação elas não escapam de incluir movimentos encenados para impressionar os espectadores.

A quem tiver gostado sugerimos, ver dos mesmos irmãos, um vídeo dançado no centro de Nova York, a plena luz do dia, provindo o som de 2 aparelhos e fones de ouvido.

Por volta de 1907 o tango argentino, chamado também de tango rio-platense, foi levado por marinheiros franceses ao seu país. Era o tango La morocha  do uruguaio Enrique Saborido.

Paris logo se apaixonou pelo novo ritmo e pela dança sensual, exótica. Em consequência muitos artistas argentinos e uruguaios viajaram e se radicaram em Paris.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

The twitteramigos Daily

Paperli.PaperWidget.Show({
pid: 'laboure_lima/twitteramigos',
width: 200,
background: '#FB0000'
})

%d blogueiros gostam disto: