Tango na Milonga — Conclusão. — Em Buenos Aires passou-se a denominar Milongas, locais permanentes de dança.

Tango na Milonga — Conclusão.

Pesquisa e texto de Karlheinz Weichert 

A milonga como dança muito popular iniciou-se já no século XIX. Como dança é considerada como uma precursora mais rápida do tango. É praticada com movimentos semelhantes ao tango, mas devido ao ritmo ligeiro os movimentos mais complicados são mais raros.

A quem for assistir ou praticar a milonga atente para que existem dois tipos:

— a milonga lisa que é dançada aproveitando todo o espaço disponível, aplicável jocosamente, aos dançarinos “turistas de tablado”.

— a milonga traspié  em que os dançarinos usam passos curtos mantendo-se em espaço reduzido, e que podem talvez ser chamados de dançarinos de kitchinete.

O vídeo mostra a dança da milonga, por Dani Garcia e Luna Palácio, em filmagem recente. Nota-se bem o ritmo e ao final da apresentação o cantor imitar esse ritmo com o acima citado borocotó, …

Eventos esporádicos para a pratica das danças locais costumam ser chamadas de Milongas. Ali se encontram os Milongueros (expressão mais comum do que Tanguero)  para praticar três tipos de danças: tango, milonga e vals. Há diversos “códigos” para a realização dessas milongas, conforme os organizadores.

Na realização dessas milongas dispõem-se mesas em redor da pista de dança. Em geral os cavaleiros convidam as damas por uma Mirada, que ela aceita com um movimento da cabeça, o Cabeceo.

É importante saber que nessas ocasiões a dança do par não se conta por musica, mas por Tandas. Cada tanda se compõem de 3 a 5 musicas. Separar-se antes do final de uma tanda equivale a uma deselegância e talvez até uma ofensa.

Em Buenos Aires passou-se a denominar Milongas, locais permanentes de dança. Normalmente há uns 15 estabelecimentos tradicionais, cada um com suas particularidades, quase que diariamente abertos. De quintas a domingos o número cresce substancialmente. Cada uma tem suas particularidades: publico idoso, ponto de encontro dos melhores dançarinos, encontro dos tradicionalistas rigorosos, estruturados para novatos começando com treinos. Há também salões considerados de Queer-Tango abertos especialmente para homosexuais dançando pares do mesmo sexo.

Turistas interessados em escolher o local mais conveniente para uma visita devem consultar localmente a revista El Tanguero,  para fazerem escolha certa.

Portanto para dançar o Tango, na Argentina, vai-se a uma Milonga, como aludimos no Título.

Por fim ainda damos algumas palavras sobre a Vals que praticamente é sempre tocada e dançada por ocasião de eventos de milonga, aonde não pode faltar ao lado do tango e da milonga (musica, dança).

A Vals também chamada de tango vals, vals criollo, vals portenho ou vals cruzado, é uma forma de ritmo e dança criada pela hibridação do tango argentino com a valsa européia.

Os passos do vals foram transferidos do tango argentino. Em contraposição à valsa vienense, devido ao passo rápido do vals cruzado, dá-se normalmente só um passo, por compasso.  Dançarinos talentosos, porém podem dar dois ou até três passos por compasso. Expoentes nessa dança praticam as vezes, para tornar a dança mais ritmada e tecnicamente distinta, passos defasados do parceiro. Em contraposição ao tango argentino usa-se no vals passos menos ritmados porem mais contínuos.

O vals é muito estimado nos círculos dos dançarinos portenhos pelo que não pode faltar nas milongas ao lado do tango e da dança milonga. Assim ao lado das tandas do clássico tango e de milongas sempre se pratica as de vals também.

Portanto dançarino turista incauto, se você for convidado para uma Vals, por uma Mirada, que você aceitar por um Cabeceo, cuidado com seus passos !

Outros países sul-americanos também criaram suas Vals criollas, que, porém não devem ser confundidas com as vals criollas portenhas.

Karlheinz Weichert

Anúncios

9 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Labouré Lima
    maio 04, 2015 @ 15:53:20

    Pela frequência dos posts você pode avaliar os efeitos do apoio moral👍🍀

    Curtido por 1 pessoa

  2. marielfernandes
    maio 04, 2015 @ 15:22:37

    Conte com isso de modo vitalício

    Curtido por 2 pessoas

  3. Labouré Lima
    maio 03, 2015 @ 22:27:24

    Boa noite Mariel, sempre grata pelo incentivo e tão amável companhia aqui no blog 😉

    Curtir

  4. marielfernandes
    maio 03, 2015 @ 22:24:16

    ohhhh.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Labouré Lima
    maio 03, 2015 @ 14:30:16

    É recíproco. viu😍 Aprendi a apreciar o ser humano por trás dos posts que você escreve👍

    Curtir

  6. Labouré Lima
    maio 03, 2015 @ 14:26:14

    Que adorável Mariel❤️ Obrigada🌷 Quanto ao meu amigo, eu é que me sinto honrada com a amizade dele. Eu amo aprender com os mais experientes.😍

    Curtido por 1 pessoa

  7. marielfernandes
    maio 03, 2015 @ 14:13:03

    Perfeito. Espero chegar aos 84 contando com a tua amizade e com a sabedoria do do teu amigo alemão

    Curtido por 1 pessoa

  8. Labouré Lima
    maio 02, 2015 @ 10:54:43

    Bom sábado meu amigo Mariel 🙂 Pois é, eu também não sabia. Por isso resolvi postar essa pesquisa. O autor é um amigo muito querido, ele é um engenheiro alemão, tem 84 anos, e mora em Niterói a muitos anos. E publica semanalmente uma espécie de boletim que ele mesmo faz e transmite para uma lista de e-mail. Os vídeos são todos indicados por ele. É uma riqueza quando se chega a idade madura sabendo como usar o tempo em benefício da saúde da mente e do corpo.

    Curtir

  9. marielfernandes
    maio 02, 2015 @ 10:39:03

    Milonga é isso, um local de dança? Que legal

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

The twitteramigos Daily

Paperli.PaperWidget.Show({
pid: 'laboure_lima/twitteramigos',
width: 200,
background: '#FB0000'
})

%d blogueiros gostam disto: