Baia de Guanabara x Olimpíadas #Rio2016

baiadeguanabara_ascom_95Está em foco o problema da sujeira na Baia de Guanabara, devido a próxima Olimpíada.

Triste é que é necessário um evento especial para haver uma atenção e mobilização para um problema que nem deveria ter começado a existir. O Grande Rio teve pelo menos décadas, se não até um século, para se adequar aos requisitos de uma cidade moderna no que concerne ao descarte de seus esgotos.

Mais triste ainda é que mesmo com a pressão externa surgida para o problema, as competentes forças internas não são capazes de resolver o assunto.

Nas vezes que viajamos na Europa observamos como é absolutamente normal todos os veios naturais de água serem limpos, em geral cristalinos. Quer passem por cidades ou pequenas aldeias suas águas são limpas. Considerando a densidade populacional isso é notável para nós e completamente natural, óbvio, para os residentes.

Nas milhares de pequenas cidades e aldeias, não se observa instalações de tratamento de esgoto. Na época de nossas passagens não tínhamos a atenção desperta para esse assunto e deixamos de examiná-lo melhor. Talvez tenham instalações de tratamento mas não as vimos.

Tivemos contato com alguns moradores. Localizados em áreas periféricas com casas em jardins maiores observamos porém o tratamento local conforme mencionamos nos Comentários sobre os “Tigres”. Acreditamos que a solução ali adotada, hoje já estudada e modernizada, poderia ser uma solução muito econômica e bastante fácil de adotar nos assentamentos, sem grandes prédios, nos contornos das cidades. Outra solução de implantação mais expedita poderia ser a de coleta em cisternas e remoção por caminhões tanque. Esse caminho é de rápida implantação ficando a instalação de redes subterrâneas para quando a densidade populacional o exigir.

Esses caminhos não resolveriam o problema da Guanabara, porém o amenizariam bastante e resolveriam de maneira bastante rápida o problema local dos esgotos. Nas áreas razoavelmente planas (Baixada Fluminense) de menor densidade populacional, a solução por “digestão” natural seria também de implantação rápida, econômica e ecológica.

Karlheinz Weichert

(Karlheinz tem 84 anos, é de origem alemã e reside em Niterói. Ele envia semanalmente suas publicações via lista de e-mails.)

14mai2014---lixo-se-acumula-a-margem-da-baia-de-guanabara-no-rio-de-janeiro-1402407717197_956x500

a-despoluicao-da-baia-de-guanabara-foi-uma-das-principais-promessas-da-epoca-da-rio-92-vinte-20-anos-depois-a-situacao-continua-a-mesma-com-as-aguas-poluidas-por-esgoto-e-lixo-nos-anos-1990-u

Anúncios

5 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Labouré Lima
    abr 19, 2015 @ 04:23:20

    Postergaram as soluções.

    Curtido por 1 pessoa

  2. marielfernandes
    abr 18, 2015 @ 15:21:48

    Soluções simples, boas, baratas. Mas, parece, o status quo não está lá muito interessado em soluções.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Labouré Lima
    abr 18, 2015 @ 09:27:51

    Gostei muito de saber seu ponto e o meu amigo Karlheinz vai gostar mais ainda👍😘🌷 (Se vc me autorizar posso editar a resposta e corrigir para o masculino.)

    Curtir

  4. Jenny Horta
    abr 18, 2015 @ 01:38:13

    Muito lúcida e sensata a Sra. Karlheinz Weichert, concordo inteiramente com ela. Cresci na praia de Icaraí e senti muito ao ver a Baía se degradar. Anos depois, li sobre o Rio Tâmisa, e me pergunto porque aqui não funciona. O Câncer da corrupção se instaurou há décadas e o povo parece não se dar conta…

    Curtido por 2 pessoas

  5. nazarethlmperes
    abr 17, 2015 @ 21:15:14

    Bonita pra se ver de longe, em fotografia! Que pena! Os problemas são criados por incúria e depois de grandes proporções, as soluções ficam cada vez mais difíceis!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

The twitteramigos Daily

Paperli.PaperWidget.Show({
pid: 'laboure_lima/twitteramigos',
width: 200,
background: '#FB0000'
})

%d blogueiros gostam disto: