Sobre o significado das velas da Coroa do Advento…

Coroa do Advento

Texto © by Frei Neylor José Tonin

Foto: Partilhada pela amiga Nancy Barbosa Lauria @nblauriabmrioco via Twitter

QUERIDOS AMIGOS: Dediquei 6 curtos capítulos, em meu livro DOMINGO É DIA DE FESTA, ao Advento, tempo litúrgico de medos e esperanças. Nas igrejas, costuma-se visibilizar estes sentimentos através da Coroa do Advento, que ostenta 4 velas que são acesas uma a cada domingo. Amanhã, quarto domingo, será acesa a última. Qual o significado das quatro velas?

A PRIMEIRA é a vela dos “lamentos e das súplicas”. Por séculos, a humanidade viveu à espera de dias melhores, à espera de que algo acontecesse para libertá-la dos sufocos da vida e de tristezas inevitáveis. Junto aos lamentos, alimentava o desejo espiritual de viver mais e melhor.

A SEGUNDA é a vela “da confissão dos pecados e da confiança nos cuidados de Deus”. Nossos primeiros pais avançaram sobre a árvore do Bem e do Mal e, dando ouvidos à Serpente, quiseram “ser como Deus”. Ambição? Soberba? Desobediência? Foram expulsos do paraíso, mas Deus não os abandonou, fez-lhes roupas (pois se sentiram nus) e prometeu-lhes um Salvador.

A TERCEIRA é a vela “da oração”. Os pobres de Javé poderão sofrer sob a prepotência dos poderosos, mas haverão de conhecer, nos tempos messiânicos, dias de Paz. Deus fará brilhar, sobre os que “habitavam a terra das sombras”, uma luz e fará nascer de uma Virgem um menino que será chamado “Conselheiro, Deus forte, Pai para sempre, Príncipe da Paz” (Is 9,5).

A QUARTA é a vela “grande saudade” que a humanidade sempre sentiu de Deus, por ter perdido o paraíso, num gesto tresloucado de desobediência. E por ter perdido o paraíso, perdeu também muitas vezes o caminho, mas não o sonho do Deus que conheceu um dia e da luz que brilhará em forma de estrela e a levará para o Deus Menino que a convida na estrebaria de Belém.

Ao centro das quatro velas, será acesa, no dia do Natal, uma vela maior que é a presença de Jesus no coração da humanidade. A Coroa do Advento ficará, então, totalmente iluminada, com nossas súplicas e lamentos, nossas orações e esperanças, que ganharão um brilho especial de Alegria e de Paz, porque, então, Deus voltará a habitar entre nós, armando sua tenda em nossa terra.

Anúncios

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Labouré Lima
    dez 23, 2014 @ 09:28:33

    Eu também achei muito interessante a forma dele explicar. Obrigada😘 Nazaré, tenha um Santo Natal e que seja muito abençoado🙏💒🍀🎄🎁⛄🎅 Volte sempre querida💝

    Curtir

  2. nazarethlmperes
    dez 21, 2014 @ 15:31:03

    Belo texto.Perfeita explicação para o significado das velas do Advento! Bom Natal a todos!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

The twitteramigos Daily

Paperli.PaperWidget.Show({
pid: 'laboure_lima/twitteramigos',
width: 200,
background: '#FB0000'
})

%d blogueiros gostam disto: