Cântico das Criaturas – Pe. Fabio de Mello

 

Altíssimo e onipotente Bom Senhor 
Teus são os louvores, a glória a honra e toda a benção 
A Ti somente, Altíssimo, eles convém 
E nenhum homem é digno de te imitar 
Louvado sejas, meu Senhor, com todas as Tuas criaturas 
Especialmente o senhor irmão Sol 
O qual faz o dia e por ele alumia 
E ele é belo, radiante, com grande esplendor de Ti 
Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã Lua 
Pelas estrelas que no céu Formaste-as claras preciosas e belas 
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento 
Pelo ar, pela nuvem, pelo sereno e todo tempo 
Pelo qual dá às tuas criaturas o sustento 
Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água 
A qual nos é muito útil úmida, preciosa e casta 
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo 
Pelo qual iluminas a noite, ele é belo robusto e forte 
Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã a mãe terra 
A qual nos sustenta, governa e produz diversos frutos, 
Flores coloridas e ervas (2x) 
Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã a morte corporal 
Da qual nenhum vivente pode escapar 
Bendito aquele que se encontra na Tua santíssima vontade 
Ao qual a morte não fará mal 

Louvai e bendizei o meu Senhor 
Agradeça e sirva com grande humildade 
Louvai e bendizei o meu Senhor 
Agradeça e sirva com grande humildade 
Louvai e bendizei o meu Senhor 
Agradeça e sirva com grande humildade 
Louvai e bendizei o meu Senhor 
Agradeça e sirva com grande humildade 
Louvai e bendizei o meu Senhor 
Agradeça e sirva com grande humildade 

Louvai e bendizei o meu Senhor… 
Louvai e bendizei o meu Senhor… 
Louvai e bendizei o meu Senhor… 

*Este é o Hino de Louvação a Deus através das suas criaturas. Composto por São Francisco de Assis. Foi o primeiro poema italiano em língua vernácula. Neste Canto encontra-se a comunhão do homem com toda a criação e o Criador.

Original de São Francisco de Assis
Imagens do filme Planet Earth da BBC                                                                                                                                                                       Música na voz do Padre Fábio de Melo

 

Deixe um comentário

The twitteramigos Daily

Paperli.PaperWidget.Show({
pid: 'laboure_lima/twitteramigos',
width: 200,
background: '#FB0000'
})

