Os Jogos da Paz!

O sábado, 16 de Julho de 2011, foi especialmente diferente porque lua cheia banhou a cidade do Rio de Janeiro com um espetáculo magistral. O brilho do luar esparramou generosamente luz branca da PAZ sobre a abertura dos Jogos Mundiais Militares do CISM.

Assisti pela TV e me flagrei emocionada pelo que o evento representa. Por paradoxal que seja da minha parte, fiz uma reflexão sobre o mundo em guerra, o que me levou a revisitar o primeiro texto que publiquei aqui no blog. E dele extrai a releitura do trecho que segue.

“Recebi um e-mail contendo fotos desoladoras de seres humanos, cruelmente abandonados na miséria mais abjeta. O primeiro impulso foi repudiar com um “Basta! Chega de ver tantas tristezas e tragédias! Isso é uma tortura!” Houve um justo motivo para recusar as imagens e assumo a minha tentativa de esconder dos olhos e do coração, o horror daquelas imagens dilacerantes!

Por mais que se procure palavras para comentar tal assombro, elas soam vazias… Vivemos na era globalizada e o mundo reconhece essa realidade, sabe que ela existe e onde está localizada. Só nos resta pedir a Deus que ilumine os “homens de boa vontade e poder” e que esses homens se unam em torno de uma ação concreta que permita acabar com a miséria no mundo.

Pode parecer utopia, e é, pensar que as nações que estão em guerra no mundo, pudessem aceitar o “cessar fogo” em prol de erradicar a fome e a pobreza na terra. Em vez de usarem bilhões de dólares em armamento bélico, que só fazem aumentar o número de vítimas e miseráveis na humanidade.

A esperança nos faz torcer para que esse milagre algum dia aconteça…

Mas onde está Deus que não vê o sofrimento de tantos miseráveis espalhados pelo mundo? DEUS está em toda parte! Ele ama os seus filhos e não quer o sofrimento deles! O ser humano é que precisa reavaliar as suas ações para usufruir de um mundo melhor no futuro.”

***************************************

Jogos Mundiais Militares de 2011

Wikipedia

Os 5º Jogos Mundiais Militares do CISM é o maior evento esportivo militar já realizado no Brasil. O evento que acontece na cidade do Rio de Janeiro, de 16 a 24 de julho de 2011, reune cerca de 8 mil participantes. São aproximadamente 6 mil atletas e 2 mil delegados vindos de 112 países. Vinte modalidades esportivas serão disputadas, algumas inéditas em jogos mundiais militares, como o vôlei de praia.

A Delegação Brasileira é formada por 268 atletas que vão disputar todas as modalidades por ser o país sede.

Mascote

A escolha do nome da mascote foi realizada por votação através do site oficial dos Jogos Rio 2011. Foram três opções de nomes que ficaram disponíveis aos internautas. Ao término da votação, foi contabilizado um total de 81.537 votos, provenientes do Brasil e do exterior.

O nome Arion, de origem Grega, que significa ‘O Que Tem Energia’ venceu com mais da metade da preferência dos internautas (41.069). O segundo lugar ficou com o nome Turi, que obteve 25.339 votos. O nome SuperPax foi o terceiro colocado, com 15.129 votos.

A mascote Arion tem sua origem no tema central dos 5º Jogos Mundiais Militares do CISM, que é a promoção da paz por meio do esporte. Buscando aproximar-se do público infantil, o Comitê de Planejamento Operacional dos Jogos Rio 2011 foi buscar junto ao conceituado desenhista Mauricio de Sousa a melhor maneira de ilustrar esse conceito.

“Criou-se então um menino apaixonado por brincar, estudar, desenhar e praticar esportes, mas, principalmente, encantado pela vida militar. Na história, uma pomba branca que simboliza a paz, o acompanha em todos os seus momentos e é quem dá vida aos desenhos de soldadinhos da infância, a Tropa da Paz. Tocado pela energia da pomba, o jovem garoto se transforma em Arion, um Super Atleta Militar, que passa a ser o representante dos atletas militares com a missão de incentivá-los a ser corajosos e de promover a união entre as nações.”

Anúncios

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. amanda
    jul 19, 2011 @ 18:16:13

    um fotos litas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

The twitteramigos Daily

Paperli.PaperWidget.Show({
pid: 'laboure_lima/twitteramigos',
width: 200,
background: '#FB0000'
})

%d blogueiros gostam disto: