E o fogo atravessou o samba…

Fonte de pesquisa da foto

Assistindo  ao programa  ‘Esquenta’ pela na TV Globo, com a incrível guerreira Regina Casé,  me dei conta de que estava devendo uma reflexão pública – a particular eu fiz desde o primeiro momento que o impacto da notícia me alcançou –   sobre o incêndio na ‘Cidade do Samba’ –  http://migre.me/3S1WA – assunto que comoveu os fãs da folia carioca, no Brasil e no mundo.

De coração aberto, quero me solidarizar com as agremiações atingidas: Grande Rio, Portela e União da Ilha todas perderam uma parte dos seus desfiles no carnaval que se aproxima. Sendo a Grande Rio, muito prejudicada  no seu carnaval que já estava praticamente pronto.

O fato é que esse incêndio atravessou, literalmente, o caminho das  ‘Escolas de Samba’  dias antes do desfile, na passarela mais famosa do carnaval no planeta. Exageros à parte, quem nunca ouviu de um turista – seja brasileiro ou estrangeiro – a expressão de encantamento pela oportunidade de um dia estar na Marquês de Sapucaí?!

E o fogo imprevisto, mais uma vez, ameaçou a festa da alegria… esse sentimento que toma a alma do carioca o ano inteiro, mas que avassala no mês de fevereiro. Com certeza, esse incêndio não vai impedir a garra dos componentes das agremiações atingidas. As perdas materiais são imensas, mas a vida humana ficou intocada. Isso é o mais importante para eles, que vão desfilar com as respectivas bandeiras de suas escolas ‘tatuadas na alma’, e levando no coração a emblemática alegoria do amor ao samba, capaz de transformar dor em  alegria.

Como na lenda de Orpheu da mitologia grega que era poeta e músico: “partiu pela trilha íngreme que levava para fora do escuro reino da morte, tocando músicas de alegria e celebração enquanto caminhava, para guiar a sombra de Eurídice de volta à vida. Ele não olhou nenhuma vez para trás, até atingir a luz do sol. Mas então se virou, para se certificar de que Eurídice o estava seguindo.”

Assim como Eurídice, também o faz a magia do carnaval, ressurgindo das cinzas para seguir o Orpheu que vive em cada um desses valorosos criadores da alegria no mundo do samba, até atingir o brilho das luzes e o aplauso do público que os espera para cantar e dançar.

Que venha o Rei Momo! Os dias de folia se aproximam…

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

The twitteramigos Daily

Paperli.PaperWidget.Show({
pid: 'laboure_lima/twitteramigos',
width: 200,
background: '#FB0000'
})

%d blogueiros gostam disto: